Fumaça na Umbanda

Fumaça na Umbanda!

Parte 1

 

A Fumaça é um dos elementos litúrgico, ritualístico e magístico da nossa sagrada umbanda.

 

Este elemento está em nossa umbanda desde sempre.

 

Historicamente poderíamos citar o preto velho Pai Antonio, que em sua primeira manifestação solicitou um cachimbo, através do grande médium Zélio fernandino de Moraes.

 

Na grande maioria das tradições que se uniram a umbanda para formar o que ela é hoje tem o uso da fumaça em um dos seus ritos ou rituais.

 

Um exemplo bem próximo de nos são os nossos amados índios brasileiros, que se utilizam da fumaça através de diversas ervas para abertura de seus trabalhos e limpezas energéticas e ai vai....

 

A fumaça ela entra em cena na umbanda de duas maneiras, uma é a forma de defumação externa que seria a “queimação” de elementos como ervas, resinas, minerais e também através de diversos tipos de incensos, que seria algo mais industrializado e prático mas não menos efetivo.

 

A outra forma seria a defumação interna, estou utilizando esta linguagem para entender interno quando utilizamos algo que adentra em nosso corpo físico e depois é direcionado ao seu propósito.

 

É utilizado neste processo interno: charuto, cigarro de palha, cachimbos etc....

 

A fumaça externa observo que tem uma função mais coletiva com maior amplitude, onde pode atingir o ambiente e o local inteiro; dentro da umbanda pode atingir todo o corpo mediúnico, tem uma função mais macro e aberta.

 

Já a fumaça interna visualizo que tem uma função mais micro, individual, direcionadora e concentradora de menor amplitude.

 

Não estou dogmatizando nem sentenciando as funções de nenhuma das maneiras de utilizar a fumaça em nossa umbanda, pois é muito simples de perceber que com um cigarrinho de palha um mentor boiadeiro pode fazer todas estas atividades litúrgicas, religiosa e magística  tanto a externa quanto interna.

 

A ideia aqui neste texto é observar em quais são as atividades mais usadas cada fumaça.

 

É de suma importância levar o olhar para entender que quando se defuma ou esfumaça um ser humano isso ajuda equalizar o ambiente todo e quando se defuma e esfumaça um ambiente ou um local isso reverbera em cada ser humano que se encontra neste local, interessante verificar isso, pois o micro e o macro se relacionam em todos os níveis e na umbanda não seria diferente, é claro.

Pai Demian.

Sextas-Feiras a partir das 20:00 horas

Av. Presidente Médice, 2500

Jd. Mutinga - Osasco - SP

 

NOSSO CONTATO

CONTATO@UMBANDACONSCIENTE.COM.BR

whatsapp - 11 - 990136603

  • w-facebook