XAMANISMO

Xamanismo é um caminho particular de certos indivíduos em determinadas culturas ditas primitivas onde se busca o contato com mundos internos, de difícil acesso ao humano comum.

 Xamã palavra que origina do tungue, homem que viaja entre os mundos. Contata os seres da natureza. Realizam proezas supra-humanas.

Em diversas tradições, tais como: siberianas, norte americana, australiana, Amazônia brasileira e peruana, himalaia entre outros. Sempre existiu e existirão homens e mulheres que transcenderam o estagio do humano comum e aventuram através dos mundos além da consciência ordinária. São excelentes curadores, educadores, orientadores. Alguns são denominados pajés, médiuns, feiticeiros, bruxos, xamãs.

O xamã por sua natureza e capacidades únicas consegue adentrar nos mundos sutis denominados por algumas culturas como mundo inferior, mundo médio e mundo superior. Cada um deste mundo tem sua geografia própria onde seres, plantas e minerais existem correlatos a existem terrena, onde somente o xama pode adentrar. O xama possui aliados de poder, forças extra físicas conhecidas com animais de poder, que tem correspondentes no mundo ordinário. Alguns têm como aliados de poder um leão, outros um colibri, tartaruga, texugo. Estes animais são constelação de força existente nestes mundo que auxiliam o xama na suas jornadas de curas ou de conhecimento. Normalmente os xamas também possuem trajes específicos nestas dimensões, entre outros objetos de poder, tais como bastão, pegadores de espíritos, tambor xamanico entre outros.

O auxiliar direto de um xama é seu tambor, cujas batidas ressoam com o centro do planeta terra, também conhecido como cavalo do xama, pois este o leva para outras dimensões. Alguns xamas também utilizam plantas de poder tais como: ayahuasca, peiote, wachuma que o auxiliam nas suas visões e nas viaje por entre mundos.

Durante a evolução da humanidade, o xamã sempre foi uma figura importante dentro da comunidades, ele buscava o melhor lugar para se estabelecer a comunidade quando necessário mudanças. Ele previa acontecimentos futuros que poderia colocar em risco o grupo. Com a socialização e o que conhecemos como ciência empírica. O xama foi lentamente relegado a segundo plano e toda uma sabedoria milenar ficou delegada a pouquíssimos indivíduos.

Hoje percebemos o resgate do caminho do xama em diversas sociedades ditas modernas. Indivíduos que não mais se curvam ao modelo de sociedade de consumo. Busca alternativa para o seu equilíbrio físico mental emocional nas técnicas desenvolvidas pelos nosso bravos ancestrais os xamas.  Hoje temos muitos amigos xamas que vivem nas cidades tais como São Paulo: os xamas urbanos, pessoas que buscam um estilo de vida voltado para natureza nos grande centros urbanos, Reúnem-se tocam tambores, realizam curas, purificações. Elevam a consciência chegam mais perto do Self (Eu Superior).

 

Jose Antônio de Souza

Lider de cerimonia xamanismo, pós graduado em psicologia Junguiana, Zelador do Ciesf e Aprendiz deste Universo.

 

 

"

Sextas-Feiras a partir das 20:00 horas

Av. Presidente Médice, 2500

Jd. Mutinga - Osasco - SP

 

NOSSO CONTATO

CONTATO@UMBANDACONSCIENTE.COM.BR

whatsapp - 11 - 990136603

  • w-facebook